terça-feira, 12 de julho de 2016

HOBBES NO ENEM 2015


Hoje vamos trata de um importante filósofo moderno que teorizou não sobre a natureza humana como também sobre a natureza e a função do que chamamos de Estado: Hobbes.Em Hobbes, você encontrará a seguinte preocupação: existem direitos naturais? Se existem, como garanti-los uma vez quem, em teoria, somos iguais por natureza? Pois é, a pergunta é esta mesma: a sociedade pra você é uma coletividade ou um grupo de indivíduos? Acompanhe a lição hobbesiana no ENEM.

MECANICISMO E POLÍTICA
Hobbes publica o seu Leviatã em 1651, isso significa que você deve levar em conta que ele foi um sujeito que acompanhou bem de perto as guerras civis inglesas em função do avanço dos enclousers e da instalação do parlamento inglês. Dessa forma, seria bem interessante que você encarasse o Hobbes como um teórico que acompanhou de perto a formação do estado nacional inglês ao longo do século 17.
Além disso, pode-se dizer que os seus escritos sofreram uma forte influência das concepções científicas de sua época. Aqui você tem que se lembrar do avanço do racionalismo moderno que desde Galileu, passando por Kepler e chegando em Newton que, como você se sabe, teorizou sobre como a natureza funciona como um grande sistema, um grande mecanismo com suas próprias regras. Assim, um corpo repouso permanece em repouso, e um corpo curioso permanece em...?
Agora, dadas essas coordenadas históricas e científicas, resta lembrar que o contratualismo é uma concepção política que pressupõe que existe uma condição humana natural para, então, advogar uma determinada concepção de vida em sociedade. Oras, assim o contratualismo envolve uma série de concepções políticas que a burguesia desenvolveu ao longo da modernidade a fim de construir o chamado Estado-nação. Vejamos, então, qual a concepção de política que Hobbes propõe na questão 26 do ENEM de 2015. (LEITURA)

NATUR É PODER
Bem, como você sabe o ENEM vai te colocar diante de citações clássicas, originais. E aqui ele tenta te pregar uma peça, mas como bom hobesiano você já desconfiava dessa possibilidade. O que vemos em Hobbes é que, já que eu e você somos iguais por natureza, tendemos a querer conviver como iguais em sociedade. Porém, aqui o ENEM te sonegou uma informação, pois essa tal vida em sociedade, harmônica e igualitária só é possível se houver um árbitro, um juiz entre nós, o tal Estado, o Leviatã, um governo forte que se imponha, senão pelas armas, que seja pela força. Portanto, a alternativa que justifica a nossa vida natural em Hobbes é a letra “A”, uma vez que somos egoístas por natureza. E desejamos um estado, um líder, um juiz forte para chamar de nosso..

POLÍTICA É TEMOR
 Pra encerrar, vale reforçar algo que já dissemos por aqui: que o ENEM gosta dos contratualistas, e que ele sempre vai colocar você diante de um deles pra que você saiba que bússola social usar: a confiança ou a desconfiança. Isso mesmo, pois veja: se você considera que a tua vida em sociedade é uma questão de caráter, fique com Hobbes e siga adiante até chegar num Weber, ou um pouco mais adiante num Foucault. E fique tranquilo, pois, cedo ou tarde, você vai entender que todo olhar é interessado.
Agora, se você pensa que a tal “natureza humana” existe e é boa, então segure na mão de Rousseau e eu diria... Boa sorte! Afinal, se você acha o vestibular difícil, é porque você ainda não conheceu o mercado de trabalho...
Abraços e até a próxima!
Profábio


Nenhum comentário:

Postar um comentário