terça-feira, 12 de julho de 2016

WEBER na UEM 2015


Hoje temos dois temas inéditos. Primeiro, vamos tratar de um grande nome do pensamento alemão: Max Weber, um teórico que procurou desenvolver conceitos que compreendam os sentidos dos interesses e das motivações individuais do comportamento humano. E vamos abordá-lo nas provas da UEM que consegue conciliar conceitos clássicos e atualidades. Dessa maneira, ela é uma prova muito interessante porque consegue exigir do candidato o melhor que ele pode oferecer: repertório, boa interpretação e eficiência. Quer ver?

POLÍTICA É REALISMO
O nosso tema de hoje é Max Weber, um alemão do século 19 que fundou uma ciência social baseada no realismo político. Aqui então, seria bastante interessante que você já conhecesse bem dois clássicos: Maquiavel e Hobbes. Isso mesmo, veja só: em Maquiavel você tomou lições do espírito romano e aprendeu que um bom político concilia virtú e fortuna, isto é, ele fecunda a história de modo a transformar situações em oportunidades. 
Logo depois, você partiu para Hobbes é perdeu completamente a inocência ao compreender que somos conatus, isto é, instinto e impulso. Portanto, se não houver um Estado forte entre nós pra frear nossos egoísmos, a tendência natural é mesmo a guerra.
Ambos autores clássicos, tanto o Maquiavel quanto o Hobbes, pavimentam uma estrada que você vai chamar de realismo político, uma teoria social e política que procura compreender como, no mais das vezes, a nossa natureza instintiva fala mais alto do que a razão.
Sendo assim, convenhamos: eu e vocês somos territorialistas e motivados pelo instinto de preservação. E muitas vezes o que desejamos mesmo é encontrar pessoas e instituições que nos ofereçam estabilidade, paz e uma coisa adorável chamada segurança. Vamos ver como isso se dá na questão 14 da prova 03 de Sociologia da UEM de 2015. 
E então, gostou da pegada da UEM? O enunciado te soa difícil? Pois é, o pensamento alemão exige de nós bastante concentração no momento de leitura. E para entendermos melhor o que se passa no enunciado, eu vou analisar com vocês cada uma das alternativas em busca da somatória adequada. Vejamos:

ü  A AFIRMAÇÃO NÚMERO 01 te propõe que a obediência seja uma força coercitiva que se impõe sobre os indivíduos (...). Oras, em Weber você vai entender que algumas pessoas só exercem poder e dominação porque outras se submetem a elas. Sendo assim, a obediência, algumas vezes, é uma escolha, envolve uma espécie de servidão de submissão. Delicado, não?
ü  A AFIRMAÇÃO NÚMERO 02 propõe que a obediência às tradições sejam as mais recorrentes no contemporâneo. Mas ao contrário: como sabemos, a nossa vida moderna é líquida, nós substituímos a adesão às palavras de nossos avós pelas verdades efêmeras das redes sociais, certo?
ü   A AFIRMAÇÃO NÚMERO 04 propõe que a obediência jurídica seja o melhor acabamento de um país e, portanto, seja pouco questionada. Ops, fique atento com essa conversa de que as leis sejam a síntese do espírito de um povo: você sabe muito bem onde isso foi parar no período Entre Guerras 
ü  A AFIRMAÇÃO NÚMERO 08, agora sim, é verdadeira, afinal toda relação de poder é um potencial, uma relação plástica e flexível que sempre envolve duas ou mais pessoas;
ü  A AFIRMAÇÃO NÚMERO 16 também é verdadeira, pois como argumentamos, algumas relações de poder podem ser bem-vindas, a exemplo daquelas burocráticas que existem no mundo empresarial e que podem promover ascensão econômica e status profissional.
ü  ASSIM, A NOSSA SOMATÓRIA CORRETA É 8+16 = 24;

PODER É POTENCIAL
Como você pode notar, a UEM tem uma prova de Humanas bastante sofisticada: algumas questões são bastante técnicas, enquanto outras conseguem transitar entre os conceitos e as atualidades. Sendo assim, deixamos aqui a seguinte sugestão: se você praticar bastante provas como essa e da UEM, esteja certo de que o ENEM se tornará bem mais fácil para você.
Afinal, como bem weberiano, você bem sabe que vida de vestibulando é sinônimo de competição. E que muitos professores podem te conduzir rumo à sua vaga na universidade, mas os verdadeiros líderes são aqueles que você escolhe por inspiração e que você admira porque ele te promove autonomia (CORTELLA)
Abraços e até a próxima!

Profábio

Nenhum comentário:

Postar um comentário